Queimar calorias sem fazer exercÃcio? É possÃvel?
- Carina Rosa
- 14 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Sim! É possÃvel!
Metabolismo basal ou taxa metabólica basal é um meio matemático de calcular a quantidade calórica que o corpo necessita, em vinte e quatro horas, para manter-se nutrido durante o decorrer das atividades diárias, e/ou fazendo um jejum de pelo menos doze horas em repouso, sem prejudicar o funcionamento dos principais órgãos, como por exemplo o coração, o cérebro, os pulmões, o intestino, etc, e manter a temperatura corporal normal.
A TMB (Taxa Metabólica Basal) varia de pessoa para pessoa, dependendo do nÃvel/fator de atividade exercida. Quanto maior a TMB, mais calorias o seu corpo consome em repouso.
Como calcular a TMB?
Taxa de atividade
Sedentários = 1.2 (pouco ou nenhum exercÃcio)
Levemente ativo = 1.375 (exercÃcio leve 1 a 3 dias por semana)
Moderadamente ativo = 1.55 (exercÃcio moderado, faz esportes 3 a 5 dias por semana)
Altamente ativo = 1.725 (exercÃcio pesado de 5 a 6 dias por semana)
Extremamente ativo = 1.9 (exercÃcio pesado diariamente e até 2 vezes por dia)
Cálculo para Homens: Metabolismo basal = Taxa de atividade x {66 + [(13,7 x Peso(kg)) + ( 5 x Altura(cm)) - (6,8 x Idade(anos))]}
Cálculo para Mulheres: Metabolismo basal = Taxa de atividade x {655 + [(9,6 x Peso(kg)) + (1,8 x Altura(cm)) - (4,7 x Idade(anos))]}
OK! Mas como faço para aumentar minha TMB?
O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) aumenta a TMB durante as 48h após a prática da atividade fÃsica. Ou seja, se você faz um treino na BigBox na segunda-feira, a sua TMB ficará aumentada até quarta-feira. Aà você treina na quarta-feira novamente e sua TMB fica aumentada até sexta-feira, e assim sucessivamente.
Com isso, mantendo uma rotina de treinos constante, você gasta mais calorias mesmo nos dias que não treina.
Legal né?
Vem treinar na BigBox!